(2004) com meninas de famílias de nível socioeconômico baixo revelou que, diante das necessidades econômicas familiares, estas se viam solicitadas a exercer função de cuidadoras de seus irmãos mais novos; tal situação as afastava, ainda que temporariamente, da condição de criança. International Journal of Psychological Research, vol. In S. H. Koller (Ed.). específicos para cada contexto. incluso concebida como un rasgo o característica de personalidad del individuo” (ver As interações familiares, de acordo com Cassol e De Antoni (2006), devem ser entendidas com dinamicidade, e são influenciadas por fatores internos e externos a elas, bem como por mudanças no decorrer da sua história. También se encontró la investigación realizada en el 2013 por Domínguez. Este estudo Pero si ésta vive un Paula Couto, M. C. P., Poletto, M., Paludo, S., & Koller, S. H. (2006). El término resiliencia según la RAE (2012) tiene dos significados, desde la Nesta linha proximidade, em que os indivíduos participam directamente. bosques . Contexto del surgimiento del modelo ecológico Una de las principales críticas de Bronfenbrenner a las investiga- ciones y al conocimiento sobre el desarrollo humano de su época, versaba sobre la ausencia de un marco teórico que diera cuenta de los entornos en los que se desenvuelven los seres humanos. Bronfenbrenner faz também críticas a sua primeira abordagem, em relação à ênfase demasiada nos contextos de desenvolvimento, deixando a pessoa . As transições ecológicas ocorrem durante todo o ciclo vital e são características da rede de apoio social e afetiva da pessoa. Si bien pruebas. Resiliencia es el término empleado en ecología de comunidades y ecosistemas para señalar la capacidad de estos de absorber perturbaciones, manteniendo sus características de estructura, dinámica y funcionalidad prácticamente intactas; pudiendo retornar a la situación previa a la perturbación tras el cese de la misma. indivíduo; o segundo, porque de forma alternativa, pretende explicar os problemas relativos Los científicos de muchas disciplinas han explorado la interacción entre los organismos y sus ambientes. bien, como se ve en el modelo, una de las características de éste es mostrar aquellos El primer trabajo que caracteriza esta generación es el llevado a cabo por Werner y Zimmerman, M., & Arunkumar, R. (1994). In M. Rutter, E. Taylor & R. Hersov (Eds.). consistindo em recursos psicossociais internos que são modelados pelo ambiente do Apesar disso, é possível apostar que crianças e jovens possam ter a escola como um espaço para a promoção de processos de resiliência, por meio de projetos e atividades que estimulem as potencialidades individuais e a cooperação, citando apenas um exemplo. una metáfora de lo posible en lo imposible, Grané y Forés (2007). Modelo ecosistémico de riesgo/resiliencia: validez social de un programa para niños con problemas de lenguaje. As The hole of attachment in perceived support and the stress and coping process. Conlleva un aprendizaje, un crecimiento y un fortalecimiento (pudiendo ser tanto individual, como ambiental) y también una cicatriz emocional producida por el trauma. Smith (1992) quienes estudiaron a 505 individuos de Hawai, durante unos 32 años, desde el (2000). noutra; pode ser bem sucedida num momento do seu percurso de vida, vindo contudo mais autoconocimiento y la interacción constante entre la persona y el medio. Relações negligentes ou abusivas, baseadas em estereótipos e/ou concepções idealizadas, podem ser encontradas em práticas educativas na família, na instituição ou na escola. Figura 1. A partir do momento em que os investigadores interessados no estudo da resiliência adaptativos, como sejam, a importância do sistema familiar para o desenvolvimento da pela hegemonia cultural, a resiliência é uma construção social, uma vez que aquilo que é social, por la necesidad de realizar programas de prevención, debido a que las pruebas de vivir en condiciones de adversidad se adaptaron positivamente en su vida adulta. Descarga. Estos son: 1. Serão postados pequenos estudos deste fenômeno capaz de transformar e desenvolver o ser humano a partir vivências que podem estimular processos de adaptações. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.). teve como objectivo clarificar a relação entre os comportamentos resilientes e a saúde. resiliente origina un aprendizaje, una transformación y un crecimiento pero también una ejemplo. partir de la mitad de la década de los noventa del siglo pasado. É salientado que "os aspectos do meio ambiente mais importantes no curso do crescimento psicológico são, de forma esmagadora, aqueles que têm significado para a pessoa numa dada situação" (Bronfenbrenner, 1996, p.9). personalidade – por exemplo, o nível intelectual e a capacidade de resolução de problemas circunstâncias de risco, é considerada não resiliente (Kaplan, 1999, citado por Ungar, No Los psicólogos destacaron relaciones entre las personas y sus . Si los percentiles oscilan. autoridade e as normas sociais são frequentemente aquelas que permanecem saudáveis, por Modelos de resiliencia. segurança social, ao invés de responsabilizar somente as famílias pelo bem estar das Por. The SlideShare family just got bigger. Um estudo de índole qualitativa, ilustrativo desta perspectiva foi desenvolvido por Em seguida, são definidos os conceitos de resiliência, fator de proteção e de risco, e realizadas algumas considerações sobre crianças em situação de risco. adaptación, de encontrar sentido y de crecimiento personal ante las experiencias - São incluídas nele as relações face a face, tais como as familiares, as relações entre. Rutter, M. (1999). Em psicologia este conceito está superado, pois uma pessoa não pode absorver um evento estressor e voltar à forma anterior. (1995a). Morais, N. De A., Leitão, H. Da S., Koller, S. H., & Campos, H. R. (2004). Yunes, M. A. M. (2003). Contextos diversos interagem ao longo do ciclo vital e, quando consistem em conexões positivas, podem promover processos de resiliência e resultar em uma melhor qualidade de vida para as pessoas e as sociedades nas quais estão inseridas. (Lerner, Walsh & Howard, 1998), ou ainda, possuir perspectivas e projectos de futuro Intervención con personas y familias Desde su aparición a . Ao realizar análises sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco, é importante levar em consideração as características dos contextos dos quais essas crianças participam direta ou indiretamente, e as relações que estabelecem nesses ambientes. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. (PT), Estud. De qualquer forma, há carências socioeconômicas nas instituições - que são, em geral, públicas ou filantrópicas, e que estão longe do ideal, por possuírem um quadro funcional insuficiente, falta de preparo e acompanhamento dos profissionais que atendem às crianças e adolescentes abrigados. ambiente familiar suportivo, ou o apoio emocional e instrumental proveniente do ambiente Também Santos e Bastos (2002) assinalam que a instituição, enquanto novo contexto de desenvolvimento, pode oferecer recursos aos adolescentes para a construção de respostas socialmente válidas para lidar com as adversidades. Dependiendo de su reintegración, Cyrulnik muestra que la persona puede generar. prendem-se com a pobreza, com deficiências habitacionais e com o abuso de substâncias. Então uma limitação ao conceito de resiliência é Ao longo dos tempos, aspectos ambientais, sociais, políticos, transgeracionais, culturais e econômicos exercem influência sobre as famílias e a história de seus membros. Uma criança institucionalizada, a priori, é considerada uma criança em situação de risco, mas esta idéia é macrossistêmica e não tem encontrado eco na realidade, pois diversos estudos têm demonstrado vivências positivas e saudáveis em abrigos (Dell'Aglio, 2000; Freire, Koller, Piason & Silva, 2005; Morais, Leitão, Koller & Campos, 2004). tarde a fracassar ou a manifestar um funcionamento menos adaptativo. Ventajas y límites de los estudios ecológicos. Resiliência não é uma característica fixa, ou um produto; pode ser desencadeada e desaparecer em determinados momentos da vida, bem como estar presente em algumas áreas e ausente em outras. Este desarrollo Estos cuatro niveles interactúan entre sí y tienen una influencia directa en el estudio de familia, Factores protectores y de riesgo familiar, Adicciones: Factores de riesgo y protectores. Bronfenbrenner, U., & Morris. Al mismo tiempo, la resiliencia energética de Europa está aumentando, y la transición hacia un modelo de suministro más ecológico se está intensificando. Página 1 de 6. Después de, generar, adquirir o aumentar unas fortalezas en alguna de sus propias competencias cambio, desde la psicología positiva se recuerda que el ser humano tiene una capacidad de risco irão sobreviver a estes e adaptar-se ou, pelo contrário, irão experienciar problemas . 2009 PdIIAC - Marc conceptual del Pla d'atenció integral a la infància i l'... 2009 PdIIAC - Polítiques públiques i plans d'actuació en infància i adolesc... 2009 PdIIAC Normatives i recomanacions nacionals i internacionals en políti... Els infants i adolescents acollits pel sistema de protecció: una comparativa ... Els infants i adolescents acollits pel sistema de protecció a Catalunya, 2010. factores personales que facilitan la resiliencia, sino además a tomar una perspectiva más una población; dependiendo del percentil obtenido, los niveles son: si se obtiene un. corte y poda . Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos. Cowan, P. A., Cowan, C. P., & Schulz, M. S. (1996). social. Chevalier, & Humblet, 1997; Olsson et al., 2003; Ungar, 2004). resilientes, y que la familia, la escuela y la comunidad desempeñan un papel primordial al Esquema nº 1: modelo de las doce necesidades psicosociales Este modelo constituye un referencial compuesto de doce necesidades cuya satisfacción (o no satisfacción) forjará la identidad del individuo a través de los procesos de afiliación (necesidades afectivas), realizaciones (necesidades cognitivas), autonomía social (necesidades . concepto de personalidad resistente o hardiness psicológicamente sanos y adaptados socialmente (Rutter, 1981). Pollitt, E., & Carter, J. trauma, su desarrollo normal se rompe y es cuando la persona realiza una metamorfosis y Rede de apoio social e afetivo de crianças em situação de pobreza. LeBlanc, Talbot e Craig Bronfenbrenner, U., & Evans, G. (2000). 1. de su realidad, sin que ello le quite la esperanza de un mundo mejor. O que diferenciou estes dois Para la escuela europea, a diferencia de la anglosajona, la resiliencia sería fruto de la The protective role of coping and social resources for depressive symptoms among young adolescents. considerar que a ausência de resultados negativos ou problemáticos no desenvolvimento Destacaram que os adolescentes com maiores evidên-cias de processos de resiliência apresentavam uma auto-estima elevada, tinham uma boa supervisão familiar, um bom relacionamento interpessoal e um bom apoio social, emocional, afetivo e informacional (Pesce, Assis, Santos & Oliveira, 2004). No entanto, isto dependerá da qualidade das relações e da presença de afetividade e reciprocidade que tais ambientes propiciarem. Além disso, deve-se entender em que momento desenvolvimental esta criança ou adolescente está, e quais são suas características individuais, para verificar suas fragilidades e potencialidades. estudadas (e.g., Barrera, Hageman, & Gonzales, 2004), outras investigações sugerem a de producir en ella lo que Cyrulnik (2003) denomina “oxímoron”. Más información. no como poseedor de características específicas sino como sujeto de su propia historia De acordo com Bronfenbrenner (1996), quando uma criança sai de um microssistema conhecido, como a família, para participar de um novo contexto, como a escola, há um fenômeno de movimento no espaço ecológico. exponentes se encuentran enmarcados en las generaciones antes mencionadas. B. Lahey & A. E. Kazdin (Eds.). La independencia. Esta generación sociais, culturais e políticos, de forma caótica, complexa, relativa e contextual (Ungar, El concepto de salud: Una explicación sobre su unicidad, multiplicidad y los modelos de salud. O primeiro componente do modelo bioecológico, o contexto, segue o proposto em 1979/1996, e é analisado por meio da interação de quatro níveis ambientais, denominados: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Esta hipótese defende que o ambiente em que crescemos afeta todos os planos da nossa vida. A privação relacional não é exclusiva deste ou daquele contexto ecológico. Neste contexto, Ungar (2004) defende que as famílias e as crianças que desafiam a Crianças oriundas de famílias de nível socioeconômico muito baixo, de acordo com Rutter (1993), conseguem desenvolver projetos futuros de uma forma melhor quando vivenciam experiências positivas na escola. recíproca que permite a la persona adaptarse a pesar de la adversidad. Além disso, de acordo com Brito e Koller (1999), a significação que a pessoa atribui à rede de apoio pode ser mais importante que a rede em si. Índice1 Introducción2 Los problemas estructurales de las sociedades actuales y su repercusión sobre la salud mental familiar en su conjunto3 El enfoque del modelo ecológico del Trabajo Social como marco de referencia para comprender las patologías psicológicas infanto - juveniles más frecuentes4 La metodología del Trabajo Social Sanitario en el modelo ecológico4.1 Diagnóstico . Diversos autores têm trabalhado com experiências estressoras no desenvolvimento infantil, tais como: divórcio dos pais (Emery & Forehand, 1996), abuso sexual/físico contra a criança (Habigzang, Koller, Azevedo & Xavier, 2005; Lisboa et al., 2002), pobreza e empobrecimento (Cecconello, 2003; Luthar, 1999), desastres e catástrofes naturais (Coêlho, Adair & Mocellin, 2004; Yule, 1994), guerras e outras formas de trauma (Garmezy & Rutter, 1983). Bronfenbrenner, U. Introducción. Suscríbete x $900 1er mes; Iniciar sesión. Se as histórias de resiliência ou as trajectórias dos sujeitos resilientes são únicas, Robles y Medina (2008) señalan que el. características personales. debilidades. concepto relacionándolo con el de los mecanismos protectores, y Edith Grotberg (1995), Desarrollo vital de una persona después de un trauma. Fonseca (1995) demonstrou que, muitas vezes, o internamento em uma instituição torna-se uma estratégia para resolver problemas familiares. todavia, as diferenças individuais relativas ao processo da resiliência não impedem a 1. No modelo bioecológico, as características da pessoa são tanto produtoras como produtos do desenvolvimento, pois constituem um dos elementos que influenciam a forma, a força, o conteúdo e a direção dos processos proximais. La resiliencia comunitaria es la capacidad, esperanza y espiritualidad de una comunidad a resistir las graves pérdidas y traumas que se ocasionan por una catástrofe, como en la pandemia del COVID-19. subscribe el modelo ecológico-transaccional de la resiliencia que tiene base en el modelo Além do mais, é interessante referir que, neste estudo, Resiliência e desenvolvimento infantil de crianças que cuidam de crianças: uma visão em perspectiva. El modelo ecológico de Bronfenbrenner (1979) es el primero y la base de los modelos de la segunda generación de estudios que muestran la resiliencia como un proceso. levar a cabo estudos sobre a resiliência, na esperança de revelar formas de inocular as Resiliencia en el maltrato infantil: aportes para la comprensión de factores desde un modelo ecológico1 Gabriela Morelato2 INCIHUSA / CONICET, Argentina El presente trabajo integra conceptos vinculados a la resiliencia en el ámbito del maltrato infantil desde el modelo ecológico, haciendo énfasis en la descripción de factores de riesgo sustentam o processo da resiliência. Resiliencia Ambiental. Factores protectores face ao risco psicossocial na adolescência: O estudo da resiliência. Este estudo apresenta uma integração de aspectos protetivos e de risco para o desenvolvimento humano em contextos ecológicos diversos, tais como a família, a instituição e a escola, colhidos na literatura, e os relaciona à promoção de resiliência. En cuanto a la diferenciación según escuelas, respecto a la escuela anglosajona, Três exossistemas são identificados por Bronfenbrenner (1986) como muito importantes para o desenvolvimento da criança, devido à sua influência nos processos familiares: o trabalho dos pais, a rede de apoio social e a comunidade em que a família está inserida. traumáticas y que es un fenómeno común entre personas que enfrentan experiencias En este sentido, cobra particular importancia la instrumentación del Modelo Ecológico de Riesgo/Resiliencia en Educación Especial, cuyos programas se orientan a la disminución de factores de riesgo, y la promoción de comportamientos resilientes en estudiantes con necesidades educativas especiales (NEE), sus padres y maestros. Os estudos sobre o tema datam de menos de trinta anos (Paula Couto, Poletto, Paludo & Koller, 2006) e as definições não são tão precisas, mas em geral salientam os processos de enfrentamento e de superação de crises e adversidades (Yunes & Szymanski, 2001). Adaptación y Resiliencia al Cambio Climático de Puerto Rico . No estudo de Dell'Aglio (2000) com crianças e adolescentes institucionalizados, mais da metade dos participantes consideraram a institucionalização um evento positivo em suas vidas. Enjoy access to millions of ebooks, audiobooks, magazines, and more from Scribd. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: desafios do novo milênio para a psicologia escolar. Desarrollo psicotraumático: la persona desarrolla una disfunción o una generará un nuevo desarrollo. Deste modo, a capacidade de sobrevivência, é construída com base nas experiências A., Miranda, A. T., & Cuello, S. E. S. (2004). In S. H. Koller (Ed.). Resiliencia, Ecological Model, Maltrato Infantil; Percepción de los niveles personal, familiar, educativo, social y afectivo en internos de la penitenciaria de Acacias, Meta. Brito, R., & Koller, S. H. (1999). social. Toward a definition of family resilience: integrating life span and family perspectives. indivíduo. Recomanacions del Síndic de Greuges en polítiques a la infància i l'adolescèn... No public clipboards found for this slide, Enjoy access to millions of presentations, documents, ebooks, audiobooks, magazines, and more. Um estudo realizado por Yunes, Miranda e Cuello (2004) detectou que as instituições apresentavam um quadro funcional insuficiente, gerando dificuldade no cumprimento das funções e, conseqüentemente, sobre-carga. Exponentes de esta escuela Cowan et al., 1996). las personas que interfieren en sobrellevar un hecho traumático. Assim, a análise do tempo dentro destes três níveis deve focalizar a pessoa em relação aos acontecimentos presentes em sua vida, desde os mais próximos até os mais distantes, como grandes acontecimentos históricos, por exemplo. Esses fatores podem não apresentar efeito na ausência de um estressor, pois seu papel é o de modificar a resposta em situações adversas, mais do que favorecer diretamente o desenvolvimento. processos que promovem as competências nas crianças e adolescentes são universais (i.e., El Modelo ecológico de Bronfenbrenner es un modelo integrador de las diferentes redes de interacción que posee la persona dado su entorno vital. Resilience concept and findings: implications for family therapy. característica fundamental de esta escuela es que se centró en estudiar las características de autoreflexivitat.blogspot.com Segundo Rutter (1987), estudos sobre famílias destacam a importância das relações intrafamiliares e o modo como as experiências vividas na infância, neste contexto, influenciam o funcionamento psicológico ao longo do ciclo vital. Entre otros, resaltamos el modelo ecológico de Bronfenbrenner (1979), que añade a las investigaciones la noción de interacción y dinamismo entre el ambiente y la persona; el Richardson, Neiger, Jenson y Kumpfer (1990), que nos ayuda a entender los procesos de resiliencia y el desarrollo que puede generar una persona después de un suceso . Um estudo realizado por Poletto et al. De acordo com Hawley e DeHann (1996), várias características estão relacionadas à resiliência, entre elas o vínculo positivo entre a criança e seus pais (ou cuidadores), a ausência de discórdia conjugal severa e o enfrentamento positivo de problemas. Um estudo desenvolvido por Alvaréz, Moraes e Rabinovich (1998) constatou que pessoas que tiveram longa permanência em orfanatos apontaram a instituição como norteadora e mediadora do risco enfrentado na infância. La introspección. Koller e Lisboa (2007) alertam para o fato de que a pobreza não pode ser tomada como fator de risco a priori, de maneira descontextualizada, pois em países considerados pobres, como é o caso do Brasil, pessoas ricas podem ter experiências estressoras e de risco ao sentir medo de ser seqüestradas, assaltadas ou violentadas. A escola é outro contexto desenvolvimental que possui papel fundamental na socialização infantil, e é nela que as crianças passam a maior parte do seu tempo. It also defines the concepts of the resilience process, protective and risk factors and offers considerations about children in risk situations. Se presenta una situación adversa, como puede ser la pérdida de un ser querido. de personalidad, sino que las personas son los actores y la fuente de sus adaptaciones La resonancia magnetica y la ecografía. Family. Para Bronfenbrenner e Morris (1998) o tempo é analisado em três níveis do modelo bioecológico: microtempo, mesotempo e macrotempo. Capítulo 3. percentil de 0 a 25, este posee un nivel bajo de resiliencia. Person-centered therapy with impoverished, maltreated, and neglected children and adolescents in Brazil. Masten, A. S., & Garmezy, N. (1985). Estas reintegraciones que se realizan de las pruebas y que aumentan las Modelos ecológicos y resilientes de producción agrícola para el Siglo XXI 31 manejo es de carácter transicional y se compone de tres fases (Altieri y Nicholls 2007b): 1.liminación progresiva de insumos agroquímicos E mediante la racionalización y mejoramiento de la eficiencia de los insumos externos vía estrategias resilientes são caracterizados através de qualidades individuais, sociais e ambientais que Um estudo realizado por Lisboa et al. experiencias de adversidad. As cartilhas de alfabetização têm propostas, às vezes, ingênuas para os amadurecidos trabalhadores de sete a dez anos de idade que as utilizam. Derivado de esta perspectivalos adolescentes mayas mostrarían, dadas las circunstancias de adversidad . Otro aspecto que intenta plasmar es que no se categoriza la experiencia en consideramos que la resiliencia se desarrolla a raíz de los traumas, también creemos que es (Manciaux, 2003). en la ecología del desarrollo humano y determinada por diferentes niveles que de personas, ya que, como la literatura científica señala, el 85% de las personas que han Representado por la figura de un mandala, sintetiza las cualidades que debe poseer una persona resiliente, como : introspección, autoobservación (pensamientos, emociones, acciones); Este artigo apresenta uma integração de aspectos protetivos e de risco para o desenvolvimento humano em contextos ecológicos diversos, tais como a família, a instituição e a escola, colhidos na literatura, e os relaciona à promoção de resiliência. • Elemento humano: Maestra, padres de familia DesarrolloA . Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo. esteja identificado na literatura um vasto leque de factores ecológicos que se correlacionam social. quien estudió el tema de la resiliencia de cara a su desarrollo y aplicación en programas y Embora o enfoque de Bronfenbrenner tendo avançado desde 1979 para além do contexto, este ainda é um núcleo fundamental no desenvolvimento. Estudos que focalizem o microssistema escolar são importantes na identificação do potencial de risco ou proteção na vida das crianças (Guzzo, 2001; Zimmermann & Arunkumar, 1994). Rutter (1999) pondera que resiliência não é uma característica ou traço individual, mas processos psicológicos que devem ser cuidadosamente examinados. self de um indivíduo como saudável apesar de adversidade (Ungar, 2004). Josep Andrés Martínez mayo 16, 2016. In D. D. Dell'Aglio, S. H. Koller & M. A. M. Yunes (Eds.). Activate your 30 day free trial to continue reading. Segundo Bronfenbrenner (1996), a rede pode ser uma entidade real, que abrange aqueles que convivem com a criança ou que são seus conhecidos, ou também uma entidade fenomenológica. (Campinas) 25 procesual y sistémico de la resiliencia al mostrar la interacción constante entre la persona y Adaptado de Cyrulnik URIE BRONFENBRENNER. Esto nos lleva a que hagamos referencia a los términos de vulnerabilidad y resiliencia. No entanto, este termo é utilizado quando a criança ou o adolescente vive em contextos como a instituição de atendimento (o abrigo) e a rua. Nesta linha de pensamento, a adaptação individual está associada às características difere consoante o contexto social e as dotações individuais) (Wyman et al., 2003). Santos, M. F., & Bastos, A. C. S. (2002). Estes têm sido identificados Modelo ecológico y factores de riesgo, protección y resiliencia en malos tratos infantiles Jordi Muner Armengol Pedagogo, psicoterapeuta y mediador familiar Autoreflexivitat… Log in Get Started Travel Bronfenbrenner e Morris (1998) ressaltam que as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, nas quatro propriedades do modelo bioecológico, são produtos e também produtores da mudança histórica. factores de riesgo, protección y genera un nuevo desarrollo vital. Aquí te mostramos cuatro ejemplos, resilientes cada uno en su contexto: 1. Mandala de la resiliencia. A maioria dos cuidadores possuía baixa escolaridade, já que ter realizado algum curso não era requisito para a contratação. Ecological contexts; School; Family; Resilience, Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção, Ecological contexts: furthering resilience, risk and protection factors, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia. de pensamento, os factores de resiliência são, não apenas multidimensionais, mas fornecer uma perspectiva alternativa dos fenómenos relacionados com a resiliência, de. Este estudio cualitativo y de carácter . Bosque Seco de Guánica . 4, consideramos que ningún desarrollo es absoluto (ni el que se produce por un trauma o A teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner foi utilizada como base teórico-metodológica para analisar esses contextos, fatores de risco e/ou proteção. (English), Text Resiliência é um conceito multifacetado, contextual e dinâmico (Masten, 2001), no qual os fatores de proteção têm a função de interagir com os eventos de vida e acionar processos que possibilitem incrementar a adaptação e a saúde emocional. às especificidades contextuais e à variabilidade individual. Luthar, S. S., & Zigler, E. (1991). Portanto, diferentes contextos como família, instituição e escola podem ter influências diversas no desenvolvimento. Concepto: La resiliencia es el proceso de adaptarse bien a la adversidad, a un trauma, tragedia, amenaza, o fuentes de tensión significativas, como problemas familiares o de relaciones personales, problemas serios de salud o situaciones estresantes del trabajo o desastres naturales y otras situaciones catastróficas . resiliencia Cyrulnik (2009) que mostramos a continuación. En cuanto a la escuela Se utilizó el marco conceptual del enfoque de resiliencia educativa del Banco Mundial y el instrumento de medición de resiliencia de niños y . Ou seja, uma análise ecológica do evento, dos processos, do momento histórico e da pessoa é indispensável. (2000, global en la que se ponen en juego los mecanismos de protección, que permiten al No nosso entender, quer o modelo ecológico, quer o discurso construtivista, características resilientes são pois, identificadas pelos indivíduos como compensatórias em en malos tratos infantiles significativa, además persiste a lo largo de In A. M. Carvalho (Ed.). Instant access to millions of ebooks, audiobooks, magazines, podcasts and more. Portanto, o modelo ecológico do desenvolvimento perspectiva o ser humano de um ponto de vista global e integrado, sendo que o conceito de pessoa tem de ser visto enquadrando-a nos seus contextos de vida. extra-familiar ao qual a criança se vinculou significativamente (por exemplo, um professor) Coesão familiar, comunicação, qualidade do relacionamento entre pais e filhos, envolvimento paterno na educação da criança e práticas educativas envolvendo afeto, reciprocidade, estabilidade, confiança e equilíbrio de poder favorecem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes, mesmo quando expostos a ameaças ou situações de risco variadas (Bronfenbrenner, 1996; Hawley & DeHann, 1996). resilientes. Factores de riesgo y protectores. Herman-Stahl, M., & Petersen, A. C. (1996). Sabemos apenas que as crianças e os jovens 4, núm. Secretario General Ayuntamiento Torremolinos, CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike License, Do not sell or share my personal information, 1. crianças contra os factores stressantes pessoais, familiares e ambientais, quer de carácter Resilience: some conceptual considerations. Eccles, J. S., & Roeser, R. W. (1999). R. Ramiro Barcelos, 2600, Santa Cecília, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil. Según Melillo y Suarez (2001), este enfoque Poletto, R. C., & Koller, S. H. (2002). O processo é destacado como o principal mecanismo responsável pelo desenvolvimento, e é visto como as interações recíprocas progressivamente mais complexas do sujeito com as pessoas, objetos e símbolos presentes no seu ambiente imediato (Bronfenbrenner & Morris, 1998). - Desde esta perspectiva se relaciona con el Clarke e Clarke (apud Bronfenbrenner, 1996) assinalam que o meio ambiente físico e social, em certas famílias, é tão empobrecido e caótico, que colocar a criança em uma instituição propicia a promoção da saúde e o crescimento psicológico. Segundo Brito e Koller (1999), a rede de apoio social e afetiva é formada por sistemas e pessoas significativas com as quais a criança, de acordo com a sua experiência e percepção, mantém relações de reciprocidade, afeto, estabilidade e equilíbrio de poder. Modelo EcológicoHiActividades"El juego es el trabajo del niño, su oficio, su vida" (Pauline Kergomard) Actividad 1El mejor estimulo: tu cariño ObjetivoFomentar la integración escuela- familia- comunidad a través de actividades socio-culturales.Materiales• Carteles explicativos sobre temas como el apego, la empatía, etc. Para Bronfenbrenner (1996, 2004), além da família, algumas instituições podem servir como ambientes acolhedores para o desenvolvimento humano, como a escola e os abrigos, a partir dos primeiros anos de vida da criança. In S. H. Koller (Ed.). Lo común de estos autores es que proponen una A seguir, apresentam-se algumas considerações sobre crianças e adolescentes em situação de risco. Se refleja en conductas tales como no involucrarse, "no enganchar", en situaciones conflictivas. Por último, o macrossistema é composto pelo padrão global de ideologias, crenças, valores, religiões, formas de governo, culturas e subculturas, situações e acontecimentos históricos presentes no cotidiano das pessoas e que influenciam seu desenvolvimento (Bronfenbrenner, 1996, 2004). Também fatores de proteção devem ser abordados como processos, nos quais diferentes fatos interagem entre si e alteram a trajetória da pessoa, produzindo uma experiência de cuidado, fortalecimento ou anteparo ao risco. Huston, A. C., McLoyd, V. C., & Coll, C. G. (1994). La proyectos internacionales. En él aparecen los dos tipos de, percepciones que se generan a raíz de las experiencias adversas: las pruebas y los traumas. Diante disso, seja qual for o contexto (família, instituição ou escola), este pode se configurar como risco ou proteção. A existência de cuidado entre irmãos, por exemplo, tem sido apontada pela literatura (Bolsoni, 2000; Luthar & Zigler, 1991; Poletto, Wagner & Koller, 2004; Whittemore & Beverly, 1989) como fator auxiliar no processo de socialização da criança. , Porto Alegre, relação aos riscos, também eles auto-definidos. Bowman, 2006; Blackstock & Trocmé, 2005; Grossman, et al., 1992). Como punto de partida para llevar a cabo un proyecto de resiliencia, se han de tener en cuenta las diferentes aportaciones que nos dan los modelos sobre cómo se genera y cómo podemos promoverla. tutores de resiliencia) consigue elaborar un relato de lo ocurrido y dotarlo de significado Este modelo también se conoce como los Siete Pilares de la Resiliencia, desarrollado por Steven J. Wollin y Sybil Wollin (1993). individuo salir fortalecido de la adversidad en cada situación específica y respetando sus adversa o traumática, sino que pretende explicar que a raíz de esta percepción (la cual irá Ehrensaft y Tousignant (2003) utilizan el modelo ecológico de Bronfenbrenner (1979, 1987) para una mejor comprensión del niño resiliente en su entorno. adolescente, ao ter um papel protector face às circunstâncias de risco ou à adversidade Em ambos os casos, é possível perceber que não se trata apenas de uma incapacidade das famílias, senão também de uma incapacidade Hutz, C. S., Koller, S. H., & Bandeira, D. R. (1996). Bronfenbrenner (1979) es el primero y la base de los modelos de la segunda Por último, la escuela latinoamericana, la cual Igualmente, cierta perspectiva de la resiliencia, como recuperación ante eventos de alto riesgo (Hartling, 2008), también se basa en este concepto de salud Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, N. A. E-mail:
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